by Luso Fri Jun 13, 2008 4:30 pm
«João Leal não disse a verdade» (João Correia)
O advogado do Benfica João Correia considera que o assessor jurídico da Federação, João Leal, «não disse a verdade» quando declarou à Comissão de Apelo da UEFA não saber se a decisão de punir o FC Porto tinha ou não transitado em julgado.
O Benfica viu hoje o Comité de Apelo da UEFA decidir por fazer regressar o processo contra o FC Porto à primeira instância (que tinha condenado os dragões num ano de suspensão), tornando os «encarnados» e o V. Guimarães partes nesse processo.
Para João Correia, esta é uma «decisão favorável às posições do Benfica». «O primeiro fundamento, e que anulou a decisão da primeira instância, foi de que o Benfica devia ter sido ouvido e não foi, porque não foi solicitado para isso. Caso contrário, o Benfica teria feito», declarou após a reunião na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.
Hoje, na primeira fase dos trabalhos, a intervenção do Director Jurídico da FPF, João Leal, que disse desconhecer se a sentença da Comissão Disciplinar da Liga, aplicada ao FC Porto por tentativa de corrupção, tinha já transitado em julgado, suscitou novas dúvidas nos juízes que preferiram fazer voltar tudo à casa de partida.
O advogado do Benfica diz que o processo «não volta à estaca zero» mas sim à primeira instância e lamenta «as declarações do Dr. João Leal». «Não disse a verdade à Comissão de Apelo da UEFA, pondo em causa se a decisão de punir o FC Porto tinha ou não transitado em julgado. Obviamente transitou, embora o Dr. João Leal tivesse lançado a dúvida. Não fez um bom serviço nem à justiça, nem ao direito, nem à verdade desportiva.